VISIBILIA
Desde los mismos
albores de la filosofía, desde Aristóteles, se ha considerado la vista el
instrumento por excelencia del conocimiento. Así la imagen ha ocupado en
nuestra cultura un carácter central. Sin embargo, el arte del siglo XX y del
XXI insiste en que lo más importante de la obra de arte no está a la vista.
Esta exposición trata precisamente de esta contradicción. Juega a pintar lo que
se sabe, pero no se ve. También juega a hacernos dudar acerca del poder de la
imagen frente al de la palabra. Juego serio, claro, pero en todo caso, señoras
y señores: “pasen y vean”, o pasen y crean, ¡o pasen y jueguen!
José
María Parreño
Segovia,
29 de Junio de 2014
Desde a alvorada da
filosofia, desde Aristóteles, a visão foi considerada o instrumento do
conhecimento por excelência. É assim que a imagem passa a ocupar um carácter central
na nossa cultura. No entanto, a arte dos séculos XX e XXI insiste que o mais
importante da obra de arte não está à vista. Visibilia trata precisamente desta contradição. Joga a pintar o que
se sabe mas não se vê. Joga também a fazer-nos duvidar sobre o poder da imagem em
confronto com o da palavra. Jogo sério, claro, mas, em todo o caso, senhoras e
senhores: Venite et videte!, ou venham
e vejam!, ou venham e joguem!
José María Parreño
Segóvia, 29 de Junho
de 2014.
VISTAS DA INSTALAÇÃO
Ema M, D. Pedro IV, 2014, óleo s/ tela, 50x40cm
A partir de Simplício Rodrigues de Sá, D. Pedro IV, c.1830, óleo s/ tela, Museu Imperial, Brasil
Ema M, D. Filipe II, 2014, óleo s/ tela, 40x40cm
A partir de Bartolomé González, Felipe II, Rey de España, sedente, 1615, óleo s/ tela, 160x109 cm, Museu do Prado, Madrid
Ema M, D. Maria Anna Josefa Habsburgo, 2014, óleo s/
tela, 50x40cm
A partir de Pompeo-Girolamo Batoni, Retrato de D. Maria Ana de Áustria, séc. XVIII, óleo s/ tela, 90x68 cm, Museu Nacional da Ajuda, Lisboa
Ema M, D. Maria de Aragão e Castela, 2014, óleo s/ tela, 50x40cm.
A partir de autor anónimo, D. Maria de Aragão e Castela, (s.d), Casa Pia - Biblioteca Pina Manique, Lisboa (origem: Mosteiro de Belém)
Ema M, D. Sebastião I, 2014, óleo s/ tela, 49x34cm
A partir de Cristóvão de Morais, Retrato de D. Sebastião, c. 1572-1574,
óleo s/ tela, 100x85 cm, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Ema M, D. Mafalda de Sabóia, 2014, óleo s/
tela, 45.5x35.5cm
A partir de Portucalensis Regina, (sem data, técnica e dimensões), Museu da Marinha, Lisboa
Ema M, D. Urraca de Castela, 2014, óleo s/
tela, 46x38cm
A partir de Carlos Múgica y Pérez, Doña Urraca, 1857, óleo s/ tela, 225x140 cm, Colecção Real do Museu do Prado, Madrid
Ema M, D. Maria II, 2014, óleo s/ tela, 49x34cm
A partir de Joaquim Rafael, Retrato de D. Maria II, 1840, óleo s/ tela, Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa; e de Antonio Manuel de Santa Bárbara, Retrato de D. Maria II, 1850, gravura a água-forte s/ papel, 39x30.5cm, Palácio Nacional da Ajuda
Ema M, D. Maria Leopoldina de Habsburgo, 2014, óleo s/
tela, 50x40cm
A partir de Joseph Kreutzinger, D. Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, 1815, óleo s/ tela, Schönbrunn Palace, Viena
Ema M, D. Isabel de Lancastre, 2014, óleo s/
tela, 62x50cm
A partir de Rogier Van Der Weyden, Retrato de D. Isabel de Lancastre, c. 1450, óleo s/ madeira, 47x36 cm, Getty Museum
Ema M, D. Isabel de Valois, 2014, óleo s/
tela, 46x38cm
A partir de Juan Pantoja de la Cruz, La reina Isabel de Valois, tercera esposa de Felipe II, c.1605, 120.1x84 cm, óleo s/ tela, Museu do Prado, Madrid
Ema M, D. Maria Tudor, 2014, óleo s/ tela, 46x38cm
A partir do Mestre João, D. Maria Tudor, 1554, óleo s/ madeira 71x50.8 cm, National Portrait Gallery, Londres
Ema M, D. Mariana Vitória de Bourbon e Habsburgo, 2014, óleo s/
tela, 50x40cm.
A partir de autor desconhecido, D. Mariana Vitória de Bourbon,
(sem data e dimensões), óleo s/ tela, Palácio de Mafra
Sem comentários:
Enviar um comentário