quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

LIVRO-PINTURA/PINTURA-LIVRO

UM:
parede 1:
«Au fond des images», «What you see is what» « you get: a Painting Book», «The Speaking Book», «Le Livre des images Parlantes», óleo sobre tela, 2009.
vitrine 1:
Livro-Pintura #1
50 Páginas (templo quadrado), Óleo s/tela, 70x100cm (dupla página), 2007


DOIS:
parede 2:
«a Painted Noah’s Ark»,(pintura emoldurada + frase), 40x50cm, óleo s/ tela, 2008
Arca de Noé Verde, 40x40cm, óleo s/ tela, 2009
Arca de Noé Neutral Grey,
40x40cm, óleo s/ tela, 2009
Para a Arca de Noé,42x47cm, óleo s/ tela, 2009

vitrine 2:
S/ título+ «arca de Noé»,(pintura+ frase), 20x20cm, óleo s/tela, 2008
Livro-Pintura #11,
8 Páginas, Óleo s/tela, 38x76cm (dupla página), 2007


«A»,40x40cm, óleo s/ tela, 2009


TRÊS:


parede 3:
Herbário+ «O Jardim do Paraíso»,(pintura+ frase), 27x19cm, óleo s/tela, 2009
Caracol+«The Garden of Live Flower»,(pintura+ frase), 19x27cm, óleo s/ tela, 2009
Rosa+«Secret Garden»,
(pintura+ frase), 20x20cm, óleo s/tela, 2009
À caça+«Wonderland»,
(pintura+ frase), 19x27cm, óleo s/ tela, 2009

vitrine 3:
Livro-Pintura #5
6 Páginas, óleo s/tela, 38x80cm (dupla página), 2007
Livro-Pintura #7
20 Páginas, óleo s/tela, 38x80cm (dupla página), 2007



QUATRO:

vitrine 4:
Livro-Pintura#9
10 Páginas, Óleo s/tela, 38x76cm (dupla página), 2007
Livro-Pintura#10
12 Páginas, Óleo s/tela, 38x76cm (dupla página), 2007



parede 4:
«Casa de Bonecas» + 1 Retrato aprés Leonerdo da Vinci «a Dama do arminho e três retratos de Bonecas»
1 frase + 4 óleos s/ tela emoldurados, 70x60cm, 2008




CINCO:
vitrine 5: «Livro dos pássaros no amarelo»35x35cm, desdobrável, guache s/papel, 2007/2008

Pássaro + «les oiseaux», (pintura+ frase), 19x27cm, óleo s/ tela, 2009

parede 5:
Mocho Branco,40x50cm emoldurado, óleo s/ tela, 2008
Mocho escuro, 27x19cm, óleo s/tela, 2008
Pássaro-nuvem + «Bird»,
(pintura+ frase), 20x20cm, óleo s/tela, 2008
Ovo +«Ovo»,(pintura+ frase), 20x20cm, óleo s/tela, 2009

vitrine vertical, parede 5:
Livro-pintura#13
6 Folhas (pássaros), Guache s/papel, 35x70cm (dupla página), 2007



SEIS:

parede 6:
«As ovelhas negras» «também vão para o céu»
(Frase+3 objectos), óleo s/ tela + óleo s/ faiança, 10x160cm, 2009
Veado,40x50cm emoldurado, óleo s/ tela, 2008


vitrine vertical, parede 6:
Livro-Pintura #4
20 Páginas, Óleo s/tela, 35x70cm (dupla página), 2007




vitrine 6:
Livro-Pintura#17
8 Folhas (mamíferos), desdobrável, guache s/papel, 29x40cm (dupla página), 2007
Lobo + «Quem tem medo do Lobo?»(Objecto + frase), óleo s/ plástico, 15x15x5cm, 2008


Livro-Pintura/Pintura-Livro instala-se para sugerir seis universos temáticos como, por exemplo, o Jardim do Paraíso, a Arca de Noé ou a Casa, onde se procura conciliar ou fundir o legado cultural europeu com a investigação formal e conceptual da prática da Pintura.

A exposição resulta da articulação entre o Livro de Artista segundo um desenvolvimento particular intitulado Livro-Pintura, onde o Livro é suporte exclusivo para a prática pictórica, a pintura a óleo sobre tela, e o(a) escrito(a) que vem dar voz à imagem, retirando-a do seu mutismo e simultaneamente participando na/da sua plasticidade.

Os Livros-Pintura apresentados têm dois requisitos imprescindíveis: são únicos, sem múltiplos e, como condição, implicam da imagem pintada, que é autónoma em relação a um possível texto inscrito numa mesma página, demarcando-se deste como ilustração. O Livro-Pintura resulta de uma escolha autoral, dentro da disciplina da pintura que, enquanto obra que chama a si o suporte livro como fundamento indissociável para existir, preserva as noções de origem e de aura. Mantém, também, aquilo que o livro tem de livro e assume a natureza bidimensional da página como suporte, pois a imagem pintada dentro de cada Livro-Pintura implica a pintura como disciplina e, consequentemente, uma acção directa sobre a página.

A articulação destes Livros com outras peças que partilham do carácter pictórico (mas que têm vocações distintas) vêm devolver-lhes uma relação directa com o texto escrito. As frases representadas citam Lewis Carrol e Jean-Luc Nancy; a selecção de palavras isoladas orienta a leitura e condiciona o visionamento das imagens, quer das pinturas sobre tela quer dos Livros-Pintura. Entre a legibilidade e a visibilidade a Pintura é tornada meio para a escrita do texto e o Livro é construído de e pela Pintura.

Lisboa, 8 de Janeiro de 2009
EMA M (Margarida Prieto).